Terça, 21 de dezembro de 2021 Leitura: 9min 6seg
Por que começar pelo Português para passar no concurso dos seus sonhos?
As vantagens da carreira pública são amplas, como estabilidade financeira, maior garantia de direitos e benefícios, ascensão profissional e salarial, aposentadoria integral, entre outros. Mas, independente da carreira que deseja seguir, iniciar os estudos pela Língua Portuguesa é indispensável para um bom desempenho nos certames.
Abaixo, listamos alguns motivos que justificam a importância de iniciar os estudos pelo Português:
Além de auxiliar na performance, o domínio da Língua Portuguesa dá maior clareza na interpretação de enunciados, independente da disciplina (direito, matemática, estatística). Sem falar que, quando se estuda português, aumenta-se a capacidade de perceber enunciados mal formulados e, assim, considerar o recurso. Dessa forma, quando o concurseiro estuda e evolui no português, ele começa a ter um posicionamento crítico em relação às outras disciplinas e elaboração das provas.
Ao longo dos anos, a preparação para concursos públicos sofreu muitas transformações. Agora, as bancas exploram, cada vez mais, questões que valorizam o raciocínio e vão além do mero conhecimento memorizado. E, independentemente do tipo de estudo (se é para concurso ou não), o domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todos os ciclos de estudo.
Isso se explica, já que ler, escrever e interpretar é requisito básico para qualquer disciplina, inclusive aquelas que envolvem números. Estudar exige muita leitura e o português pode ajudar a aumentar seu repertório e ter maior domínio da estrutura lógica no texto.
Outro fator importante no estudo para concursos públicos é a gestão de tempo. Você precisa começar pelo português porque vai demorar. Quando se estuda português para concurso público, existe um tempo para desaprender, e um segundo para reaprender.
Tempo de desaprender, já que a gramática ensinada (normativa) é diferente daquela cobrada nos editais (gramática textual). Na escola, não aprendemos português para aplicar às questões de provas de concurso.
Tempo de reaprender, uma vez que o português é nossa língua materna e, mesmo assim, falar português não garante que tenhamos o conhecimento da Língua Portuguesa necessário para encarar as questões das provas. É preciso aprender português com raciocínio crítico, entendendo a lógica por trás de cada regra.
Mas, como começar a se preparar em Português para passar no concurso dos seus sonhos?
A resposta é fácil: através do método Português com Lógica®. Com ele, você entende o edital, conhece a banca a fundo e aprende quais conceitos serão abordados na prova. E o melhor: tudo isso em tempo hábil!
A metodologia exclusiva da Professora Adriana Figueiredo leva esse nome, pois você aprende com lógica, entendendo o porquê de cada regra e como elas se aplicam.
Agora, conheça os principais elementos usados no Português com Lógica®:
- Primeiro método de ensino dividido em 3 etapas (teoria/conceito, fixação e questões);
- Curadoria técnica para bancas e editais: cada aula é resultado de um trabalho de equipe;
- Ensino integrado (vídeo, livros, pdf,);
- Ensino conversacional, ou seja, a linguagem é próxima do aluno e facilita a tradução daquelas regras que parecem inacessíveis;
- Trabalho das 4 competências dos alunos (domínio dos conceitos básicos; aplicabilidade dos conceitos às questões; decodificação da banca e treinamento do tempo entre o edital e a prova).
Conclusão
E aí, gostou das nossas dicas? Se você não tem teoria e não se sente seguro para encarar uma prova de concurso público, é preciso estudar com uma especialista que ensina e revisa a teoria à medida que você evolui nos estudos e responde às questões das provas. A professora Adriana Figueiredo tem mais de 20 anos de experiência lecionando português para concurso público e, por isso, entende as bancas e sabe o que elas vão cobrar.
Conheça nossos cursos: https://www.adrianafigueiredocursos.com.br/cursos